Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Centro, Brazil

terça-feira, 19 de março de 2013


FELICIDADE NA HISTÓRIA

Diversos pensadores tiveram a preocupação acerca da felicidade. Em diferentes tempos e espaços, isto é, na história, alguns estudiosos defendem a existência de três ideais ou valores que foram ganhando importância ao longo da história nas sociedades ocidentais, e hoje são considerados elementos fundamentais da felicidade individual e coletiva:

AMOR AO PRÓXIMO - com o cristianismo se resgatou o amor cultuado pelos gregos antigos e o tornou um mandamento: amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo. Com mais amor e menos egoismo, as pessoas deveriam se sentir mais felizes.

LIBERDADE - com a corrente filosófica iluminista, durante a Idade Moderna, a liberdade passou a ser a fonte de inspiração da conduta humana. A Liberdade de ser,de  pensar, de crer, de ter e de expressar. Nesta época era impossível pensar em ser feliz sem a liberdade.

BEM COMUM - a  ideia de felicidade como Bem comum já existia desde Platão. A felicidade não deve ser apenas minha, tem de ser de todos.Mas é a partir do iluminismo e da assimilação dos valores cristãos, que esse ideal passou a ser amplamente defendido. Estes princípios estão na Declaração Universal dos Direitos Humanos, afirmação do direito a vida, a liberdade e a busca pela felicidade.

sábado, 2 de março de 2013

O QUE É FELICIDADE?


FELICIDADE
 É POSSÍVEL ATINGIR A FELICIDADE?
     Esta questão da felicidade nos leva a uma reflexão filosófica sobre o SER HUMANO. Será que somos felizes? O que é a Felicidade? O que devo fazer para ser feliz?
Afirmamos que somos felizes , mas não sabemos explicar o porquê. Alguns diriam que a felicidade é a realização de ações que são constituídas de momentos instáveis, que sempre nos deixam um "gostinho de quero mais", e que nos faz sentir seres inacabados e impotentes. Outros afirmam que a felicidade não está neste mundo.
     Uma pessoa de consciência comum ao ser questionada de modo crítico sobre o que é a felicidade, responderia que é feliz, mas não sabe o porquê, ou que é feliz, pois acredita em Deus. Porém, estas respostas nunca se fundamentam na razão, são apenas pontos de vista, que quando confrontadas com argumentação lógica são refutadas.
     Vamos refletir sobre o que diria Platão sobre a
felicidade.
Ele afirmaria que a felicidade não vem de fontes materiais, pois tudo o que é captado pelos cinco sentidos é enganoso. A verdadeira felicidade está no Mundo das Ideias. O rompimento das "correntes que nos aprisionam na caverna" é que nos livrará da falsa ideia de felicidade. Portanto, apenas com a busca do conhecimento podemos atingir a felicidade plena. Mas, é doloroso este rompimento, pois ao sair da caverna encontraremos a verdadeira realidade, iluminada pela luz do sol, e a luz poderá nos cegar, se não soubermos contempla-la.


Tocando Em Frente

Ando devagar porque já tive pressa
e levo esse sorriso, porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe
eu só levo a certeza de que muito pouco eu sei, eu nada sei
Conhecer as manhas e as manhãs,
o sabor das massas e das maçãs,
é preciso amor pra poder pulsar,
é preciso paz pra poder sorrir,
é preciso a chuva para florir.
Penso que cumprir a vida seja simplesmente
compreender a marcha, e ir tocando em frente
como um velho boiadeiro levando a boiada,
eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou,
de estrada eu sou
Conhecer as manhas e as manhãs,
o sabor das massas e das maçãs,
é preciso amor pra poder pulsar,
é preciso paz pra poder sorrir,
é preciso a chuva para florir
Todo mundo ama um dia, todo mundo chora,
Um dia a gente chega, no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história,
e cada ser em si carrega o dom de ser capaz,
e ser feliz
Conhecer as manhas e as manhãs,
o sabor das massas e das maçãs,
é preciso amor pra poder pulsar,
é preciso paz pra poder sorrir,
é preciso a chuva para florir
Ando devagar porque já tive pressa
e levo esse sorriso porque já chorei demais
Cada um de nós compõe a sua história,
e cada ser em si carrega o dom de ser capaz,
e ser feliz.


DIREITOS HUMANOS

Os direitos humanos são em sua essência, direitos que temos pelo simples fato de existir. Durante a história da humanidade esses direitos ...