Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Centro, Brazil

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Mito e Cultura videoaula

38 comentários:

  1. Eu entendi muitas coisas q eu nem imaginava como sobre heros q era filho de uma mulher q não tinha nem oq comer e também teve esse negocio do amor dele como ele é chamado de deus do amor eu não acredito pq é um mito.
    Matheus maues 1c n-33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Eros o Deus do amor, responsável por colocar ordem no mundo.

      Excluir
  2. Primeiramente gostei do vídeo, porque foi bem explicativo direto, são dois temas que são bastante estudados , sobre o Deus eros e a festa dos deuses no Olimpo, melhor denominado O mito do nascimento do amor Onde os deuses se encontravam no Olimpo e acabaram se embriagando, e conforme esses fatos foi nascendo a mitologia grega, que hoje todos querem saber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mitologia é utilizada para explicar temas que não conseguimos compreender pela razão. Assim apelamos ao Mito

      Excluir
  3. Zica, fala dos deuses e suas características, fala do que cada um dos deuses trás em áreas sentimentais e de conhecimento. E sobre que os filosos falam de cada um desses deuses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Personificação dos deuses,ou seja, assumiam sentimentos humanos. Valeu Leonardo.

      Excluir
  4. Exatamente, principalmente na obra de Hesíodo( Teogonia)narra a origem dos deuses.

    ResponderExcluir
  5. Essa aula foi otima tirou todas as minhas duvidas

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS JAIRO,EXPLICAO DE 1 LINHA QUE ENTENDI TD,TIROU TODAS MINHAS DÚVIDAS SOBRE ORIGENS DE CERTOS DEUSES E ETC...GOSTEI MUITO DA AULA DE MITO E CULTURA E PEÇO QUE FAÇA MAIS VÍDEOS COMO ESSE...
    DE:RUY FERREIRA 1ANO A.N°40

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você entendeu. Vou fazer mais vídeo aulas sim. Obrigado.

      Excluir
  7. ao ouvir a vídeo aula podemos perceber que entre o mito e a cultura estão interligados pois o mito esta nos mostrando o mundo do modo do nosso mundo fantasioso e como influencia muito na filosofia já que nela utilizamos a mitologia grega e seus deuses, a cultura se difere um pouco pois ela se baseia mais na natureza ,no conhecimento, na ideias e nos pensamentos baseados na realidade mas sem ficarmos atrás dos bens materiais.
    nisso tudo consigo compreender de que sabemos de tudo quando não sabemos de nada!!!!!

    De: Gabriela Hayashi de Paiva Wong
    n°:50
    1 ano B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Gabriela, a cultura é muito importante para os homens, pois através dela podemos mudar a natureza humana, rompendo com o determinismo biológico(aquilo que nos deixa aprisionados e impossibilitados de fazer escolhas) e propiciando a autonomia e liberdade. Obrigado pela participação.

      Excluir
  8. Mano quem diria que o amor fosse nascer de uma coisa tão banal tão sem nexo,eu acho que todo muito tem um pouco de realidade porque nós ouvimos várias coisas sem saber se é verdade e a mitologia grega nasceu para isso para nós entendemos de uma forma diferente e interessante e que entendemos mais nós mesmos e cada coisa que se passa .
    Júlia chaar
    N°22
    1anoB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Julia, apesar do MITO explicar de forma fantasiosa a realidade, ele contém uma riqueza de justificativas bem elaboradas que acabam nos convencendo a acreditar que os fatos são verdadeiros.

      Excluir
  9. Gostei bastante do video!!!
    Eu aprendi nesse vídeo que o mito é a história criada em fantasias que nem a de medusa e muitas vezes esses mitos contam a origem das coisa mundo... um deles é eros bem importante que nasceu atrávez da relação de porus e penia numa festa
    E cultura seria como de agricultura criar plantar entre outros seria neste caso nos plantar asi mesmos cada dia nos renovar e só através da cultura que a natureza ou seja muda nos(ideias,pensamentos etc)...





    Maria jose 1B n: 47

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Maria José, obrigado pela participação.No mito do nasscimento do amor encontramos algo interessante como a natureza da Filosofia. O filósofo é AMANTE do saber, e se encontra entre a ignorância e a sabedoria.

      Excluir
  10. Parabéns professor, gostei muito e aprendi muitas coisas também.
    Uma das coisas que eu achei muito interessante foi quando o senhor falou que: O homem, é um símbolo, apesar de sempre busca uma explicação para a realidade, ou seja, o homem sempre está sempre tentando descobrir a verdade.
    Parabéns professor, gostei bastante... VIVA À FILOSOFIA.
    Gabriel D. Novaes.n°4.1°B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele está vai usar vários métodos para descobrir a verdade.

      Excluir
    2. Obrigado Gabriel,
      O homem é um ser simbólico, pois pois através da interpretação dos signos, modifica a sua própria natureza interior dando significado aos objetos ao seu redor.

      Excluir
  11. entendi que o mito são maneiras de ensinar os mais jovens maneiras de se conviver em conjunto e cultura é o ensino passado de pai pra filho de gerações em gerações maneiras de comer o que comer estilos de roupas etc...

    1 ano A número 33

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Lucas,
    O mito é muito importante, é é utilizado para resgatar a cultura de nossos antepassados. Várias ciências ainda se apropriam dos mitos como meio didático para demonstrar suas teorias. Por exemplo a psicologia para explicar o complexo de Edipo.

    ResponderExcluir
  13. mitos é quando voce explica algo de um jeito fantasioso e cultura e aquilo que passa de geração para geração

    1anoA numero 25

    ResponderExcluir
  14. Gostei bastante da vídeo aula!

    Pelo que eu entendi um mito procura explicar a realidade, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis, ou seja, mito é um ser símbolico. Andei pesquisando sobre Mito e encontrei uma frase dizendo:

    O mito é o nada que é tudo.
    O mesmo sol que abre os céus
    É um mito brilhante e mudo.

    Fernando Pessoa[1]

    Sobre cultura ela está ligada entre a natureza física e a natureza humana (Espirito e Pensamento)

    1 ano A - Nº46


    ResponderExcluir
  15. Adoro quando o senhor fala sobre a história do surgimento do amor.
    Muito bom o vídeo professor, sugiro que suas explicações para as avaliações sejam por vídeo , pois assim temos melhor entendimento, gosto de sua maneira de explicar, parabéns pelo blog e pelos ótimos vídeos professor, até mais!
    Julia Pastore
    1°B
    N°24

    ResponderExcluir
  16. PARABÉNS JAIRO,EXPLICAO DE 1 LINHA QUE ENTENDI TD,TIROU TODAS MINHAS DÚVIDAS SOBRE ORIGENS DE CERTOS DEUSES E ETC...GOSTEI MUITO DA AULA DE MITO E CULTURA E PEÇO QUE FAÇA MAIS VÍDEOS COMO ESSE...joao pedro 1c numero 20

    ResponderExcluir
  17. bom o que eu achei foi q existe varios tipo de amor, como vocÊ diz no video , bela explicação e q vc continue assim, evi cm surgiu esse grande tema amor ELIANA 1C Numero;47

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. O vídeo foi bem explicativo e detalhado porém o bom do vídeo foi que a matéria foi bem fácil de compreender,pois você soube explicar de um modo em que mesmo que se não entendesse uma parte,a outra pelo menos ficava mais fácil. Mas muito boa a iniciativa de um blog onde os alunos possam ter acesso ao aprendizado longe da escola também.
    Isabella de lima 1°C N°53

    ResponderExcluir
  20. O vídeo foi muito bom, a aula foi bem explicada simples e detalhada e a matéria não era tão difícil. Foi uma ótima idéia criar este blog, porque se a pessoa não compreendeu a matéria em sala pode ter acesso ao blog.
    Letícia da Silva de Oliveira Luciano 1° C N°51

    ResponderExcluir

DIREITOS HUMANOS

Os direitos humanos são em sua essência, direitos que temos pelo simples fato de existir. Durante a história da humanidade esses direitos ...