Egoismo e razão instrumental
A formação do indivíduo para além do contexto da moral normativa e a perspectiva desta formação a partir dos interesses individuais na visão de Max Stirner. Em um segundo momento, passamos para uma breve consideração sobre o indivíduo diante da razão instrumental.. O que fazer com nosso egoismo? Devemos assumi lo ou lutar contra ele?
A conduta massificada é a eliminação da desigualdade entre os homens
ResponderExcluirDigamos que seja uma padronização do comportamento dos homens eliminando a individualidade humana.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirO egoísta neste caso, é aquele que não segue o pensamento da massa. Ele observa com criticidade e distanciamento, as escolhas da massa , e, faz sua própria escolha, Não é influenciado pelas escolhas dos outros.
ExcluirSeja bem-vinda Monica a esta página de Filosofia. Obrigado por abrilhantar este espaço.
ExcluirSilvonei aqui , professor, eu entendi que pela visão de Max Stirner a formação do indivíduo depende de sua razão e lógica para pensar , avaliar , medir e etc , a razão é como se fosse um instrumento para homem dominar a sociedade capitalista , e que a mídia nos influência e nós " controla " tanto que temos tecnologia em todo lugar , a conduto massificada é basicamente a eliminação da desigualdade dos humanos
ResponderExcluirMuito bem Silvonei,a razão na Indústria CULTURAL é utilizada como instrumento(Razão Instrumental) para domina.
Excluirdominar.
ExcluirSamantha Bovo N°27 Série:2°C
ResponderExcluirMax Stirner tinha a ideia de que o homem é sempre muito manipulado e se deixa levar pelos costumes e dizeres do próximo e com a razão e a lógica poderíamos tenta criar e agir a partir da nossa própria ideologia, corrigindo ao longo do tempo nossos erros e egoísmos e estar sempre mudando a partir e principalmente por nós mesmos.
Examatamente isso, se é para servir alguém que sirvamos a NOSSO Ego.Segundo Stirner.
ExcluirMax tinha a ideia de que somos seres manipulados e egoístas, mas ele não via o egoísmo como uma coisa ruim, ele fala que temos que saber lidar com ele.
ResponderExcluirMinha conclusão de conduta massificada e que ela é a eliminação das desigualdades entre os homens através de uma transformação de massa genética e cinzenta
Murilo Prehl Raffaele n°24. 2°c
É isso aí Murilo, somos seres manipulados como "fantoches", como massa de manobras para servir a interesses de quem deseja nos manter "acorrentados"A uma ideologia que não permite o desenvolvimento do SENSO crítico.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPara stirner somos seres egoísta, mas isso não é algo ruim; pois devemos assumir nosso egoísmo. Para ele só sendo egoísta o homem consegue ocultar o seu "eu".
ResponderExcluirTemos nossa propria ideologia, somos todos narcisista. A conduta massificada é essa "divergência" entre os seres humanos (vulgo nós rs). Elas nos mostra claramente que somos induzidos pela mídia. Isso é fato!
Thainá Fernanda Botelho n°49 2°B
Uau arrasou Botelho
ExcluirObrigado Thainá,
ExcluirÉ isso mesmo,a postura correta do indivíduo diante da razão instrumental.
A conduta massificada e a ideia de Max sobre egoismo
ResponderExcluirMariana 2B n:29
Kkkkkkkkkkk scr
ExcluirMelhor comentário kkkkkkkkkk Sarah aqui
ExcluirEu entendi que com a razão instrumental somos manipulados facilmente pelo puro egoísmo. Marcos n°22 2°C
ResponderExcluirPara Max Stirner o egoísmo não era algo ruim,pois deveríamos encaixar ele na nossa vida sem precisar esconde-lo. E somos seres voltados para nós mesmos,e o egoísmo só nos mostraria como realmente somos. A conduta massificada nos mostra claramente que somos influenciados ou seja induzidos pela mídia como por exemplo: Quando as pessoas tentam se libertar do egoísmo procurando servir a sociedade mais na verdade elas acabam seguindo a líderes políticos, pois a sociedade também são idéias e não entes concretos. Sendo que nós deveríamos agir dá nossa própria ideologia e sempre mudar por nós mesmos. E isso nos mostra como a mídia controla nossos comportamentos e como somos muito influenciados por ela sempre.Sarah R. N:40 2B
ResponderExcluirObrigado pela participação.Exatamente isso Fátima.
Excluirou seja, Sarah.
ExcluirEu entendi que a conduta massificada e a idéia Marx sobre o egoísmo sobre as pessoas na sociedade
ResponderExcluirAlexsander 2C
Obrigado pela participação Alexsander.
ResponderExcluireu aprendi que pela visão de Max devemos ser mais egoístas pois somos controlados pela mídia e que eles nos padroniza.
ResponderExcluirQue devemos praticas mais o egoísmos para mostrar como realmente somos.
Nos libertar desse controlo.
Glaucia n 14 2B
Obrigado pela participação Glaucia.
ExcluirMax escreve: “Por mim extraio daqui uma lição: em vez de continuar a servir com altruísmo aqueles grandes egoístas, sou eu próprio o egoísta”.
ResponderExcluircom isso ele quis dizer, se for pra servir alguém ele prefere se servir ter suas próprias escolhas viver do jeito que quiser do jeito que acha certo sem ser influenciado por ninguém, se passear apenas nele mesmo.Egoísmo é somente seguir os interesses próprios como a pessoa única que se é.
Luana Nº21 2ºC
Obrigado pela participação Luana.
ExcluirA ideia de Max é que todas as pessoas devem assumir o seu egoísmo para então ser uma pessoa autônoma. Max vai contra as pessoas sem vontade própria. Belo trabalho Jairo.
ResponderExcluirAline 2°C N°2
Obrigado pela participação Aline.
ResponderExcluirMax diz que temos que lutar contra tudo aquilo que nos oprime. Defende a tese que o homem é um ser egoísta, mas não sabe como usar seu egoísmo. Devemos assumir nosso egoísmo para que sejamos autônomos, se for para sermos escravos, que sejamos escravos de nós mesmos.
ResponderExcluirLaís Freitas, N°20, 2°C
É isso mesmo Laís.
ResponderExcluirObrigado pela participação.
Max não considerava o egoísmo como uma coisa ruim .pois ele acreditava que todos nós eram manipulados pelo egoísmo e defendia a ideia que pessoas q não se assumia egoístas não era pessoas autônomas.
ResponderExcluirCarolina candido 2°C
Exato Carolina, Max Stirner faz uma análise sobre Instituições que utilizam de ideologias para defender interesses particulares como se fossem interesses universais. Assim a única forma de superar a manipulação externa é ser"dono de si", ou seja,se é pra ser escravo de alguém, que sejamos escravos de nós mesmos.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMiriã Pereira n°44 2°A
ResponderExcluirBom então o que eu entendi é que para Max Stiner ele dizia que devemos ser egoista,ativar o nosso egoismo por conta da manipulação,sermos egoistas para não acreditar em tudo que nos apresentam sermos seres pensantes com opiniões proprias,sermos individuais,porém com a tecnologia tão avançada acaba se tornando muito dificil pois os meios de comunicações são inumeros e pensamentos opiniões que não são nossos acabam nos consumindo mas o unico modo de sermos livres é não ouvir nossa consciencia nem a sociedade e que se for para sermos escravos de alguém então que sejamos de si próprios
Obrigado Miriã.
ExcluirExatamente.
Ele é um pensador anarquista. Defende a autonomia do indivíduo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGiovanna Carolina nº06 2ºE
ResponderExcluirSegundo Max Stirner o egoismo era bom pra nos,porque se não nos eramos escravizados por pessoas mais egoísta.
Razão é algo que nos faz pensar,razão é lógica,razão é a ciência.Razão é a capacidade intelectiva que o ser humano tem,para pensar,avaliar,medir.
A razão é um instrumento de dominação na sociedade capitalista.
Hoje em dia a mídia influencia muito na vida das pessoas.Antes nos não tínhamos muita tecnologia que nos influenciava,mas hoje a tecnologia está em nossas mãos,carregamos esses aparelhos para todo o lado,na rua,em casa em qualquer lugar temos acesso à informações.
Então para Max Stirner nos temos que pensar por conta própria,ter a própria opinião e não nos deixar se influenciar pela mídia.
Obrigado pela participação Giovanna.
Excluirachei o video muito bom, pois o egoismo esta presente na vida de muita gente e, dificilmente ele é superado pelas pessoas.Em determinadas circunstâncias devemos combate-lo para evitar que alguém nos manipule. 2E número:42
ResponderExcluirObrigado pela participação.
ExcluirNADSON VITAL DA SILVA 2A Nº34
ResponderExcluirÉ a eliminação das diferenças entre as pessoas, por meio da sua transformação numa massa comum e cinzenta, de uniformidade e anônima. Onde o diferença não e celebrada como outra forma de ser ou pensar.
Um bom exemplo pode ser; Todos desejam passar suas férias em algum lugar paradisiaco, todos pensam, sentem, fazem o mesmo no trabalho e no tempo livre, em seu ambiente social e político.
Obrigado pela participação.
ResponderExcluir