Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Centro, Brazil

sexta-feira, 15 de junho de 2018

KARL POPPER

Karl Raimund Popper nasceu na Áustria em 1902 - 1994. É considerado por muitos como o filósofo mais influente do século XX a tematizar a ciência. Foi também um filósofo social e político de importância considerável, um grande defensor da democracia liberal e um oponente implacável do totalitarismo. Ele é mais conhecido pela sua defesa do falsificacionismo como um critério da demarcação entre a ciência e a não-ciência, e pela sua defesa da sociedade aberta. Adota o critério de falseabilidade em uma teoria científica substituindo a verificabilidade adotada no Circulo de Viena.

IMMANUEL KANT - FEIRA DO PENSAMENTO FILOSOFICO


Kant foi um conciliador do pensamento empirista e racionalista no século XVIII na Alemanha. Ele chegou a afirmar que sua Filosofia provocara uma Revolução Copérnica na Filosofia, ao demonstrar como os problemas metafísicos tradicionais poderiam ser superados pela suposição de que a concordância entre os conceitos que usamos para conceber a realidade e a própria realidade surge da conformação desta realidade, e que. todos os humanos podem experimenta-la, e não porque nossos conceitos mentais passivamente reflitam a realidade, sem nada adicionar.

PEIRCE - FEIRA DO PENSAMENTO FILOSÓFICO

Nasceu em Massachussets, 
nos EUA, no dia 10  de setembro. no ano de 1839 no ano de 1839. Dedicou-se ao estudo da filosofia, principalmente à leitura de "A crítica da razão pura", de Kant.Em um dos ensaios de Peirce,"Como fazer claras as nossas ideias", publicado em 1878, foi o primeiro esboço e marco fundador do pragmatismo. Para o filósofo, nossas crenças nada mais são do que normas para a ação. Retomou a teoria estoica dos signos, e foi um dos fundadores da semiótica contemporânea e da lógica das relações, Combateu o psicologismo.

segunda-feira, 11 de junho de 2018

IMPERATIVOS HIPOTÉTICO E CATEGÓRICO KANT



Os imperativos são mandamentos que tem como objetivo a finalidade de uma ação. São obrigações ou deveres que devemos seguir para atingir o ponto estabelecido pela nossa vontade. O imperativo categórico tem a finalidade em si mesmo, ou seja, é uma lei que não temos como nega-la, um DEVER que todos devemos cumprir incondicionalmente

"Age de tal maneira que tua vontade possa encarar a si mesma, ao mesmo tempo, como um legislador universal através de suas máximas."

O imperativo hipotético é facultativo, depende da vontade do indivíduo, não é uma obrigação, implica apenas no objetivo que é estabelecido pelo agente. Se quer X faça Y.

SIMONE DE BEAUVOIR

Simone de Beauvoir, nasceu na cidade de Paris, em 09 de janeiro de 1908 e faleceu na mesma cidade em 1986. Considerada um ícone do feminismo, também é uma das principais representantes do movimento feminista francês do século XX, ao lado do filósofo Jean-Paul Sartre (1905-1980), com quem estabeleceu uma peculiar relação de amizade, amor e troca intelectual de grande relevância. A mulher não nasce mulher, torna-se mulher. Segundo a filosofa Simone de Beauvoir a sociedade conceitua homens e mulheres e estabelece papeis, em que a mulher sempre é tratada de forma preconceituosa. A pensadora defende a tese de que o gênero sexual deve ser encarado como uma questão de conhecimento, portanto, epistemológico e filosófico. As diferenças biológicas não devem ser entendidas como justificativas de divisão social, é preciso que prevaleça a igualdade de gênero. A condição da mulher é uma escolha dos homens apoiada pela submissão das mulheres. Para a libertação das mulheres, elas devem assumir a responsabilidade de mudar a situação de submissão, pois são seres livres, e só ficarão submetidas ao preconceito social por escolha própria. A única libertação possível das mulheres virá da política, isto é, da união das próprias mulheres. Elas precisam se encontrar, reconhecer seus problemas, partilhar idéias, o que quer dizer que precisam lutar juntas. Não há como ser diferente, pois não se pode esperar que todos os homens abram mão dos seus privilégios pelas mulheres. Para essa filosofa, não se trata de colocar as mulheres contra os homens, mas de coloca-las contra o machismo e contra as situações de opressão.

quinta-feira, 7 de junho de 2018

MITOLOGIA GREGA

MITOLOGIA GREGA -Empusa, Hecate, Lâmia.Apresentação Silvonei Santos.Acessem também o canal: https://www.youtube.com/watch?v=KguXvcmMYV4.

quarta-feira, 6 de junho de 2018

GALILEU GALILEI

Galilei nasceu 1564, Pisa, Itália e faleceu em 8 de janeiro de 1642,fundou o método experimental da ciência moderna.Descobriu o movimento dos corpos e à teoria da cinemática,da mecânica, da física. Foi critico da filosofia aristotélica a respeito da queda livre e do movimento dos projéteis.Inventou a luneta. Defendeu o heliocentrismo de Copérnico e lutou, sem êxito, contra o dogmatismo e a superstição que travavam o progresso da ciência há séculos.Foi obrigado a renegar suas afirmações. Galileu o fez e retirou-se e foi viver durante anos em Florença.

terça-feira, 5 de junho de 2018

MONTESQUIEU

Montesquieu defende a tese da 
divisão dos poderes por não concordar que o poder ficasse concentrado nas mãos de um governo único. Essa concepção se justifica por ser um filósofo iluminista. Era critico da monarquia absolutista, da escravidão, e defendia a presunção de inocência para qualquer acusado. Seu pensamento influencia até hoje as constituições de todos os países democráticos do mundo.

HECATE - DEUSA DO CAMINHO

O mito é uma narrativa, um discurso, uma fala e uma forma de as sociedades espelharem suas contradições, exprimirem seus paradoxos, dúvidas e inquietações. Pode ser visto como uma possibilidade de se refletir sobre a existência, o cosmos, as situações de "estar no mundo" ou as relações sociais. Mas, o mito é também um fenômeno de difícil definição. Por trás dessa palavra pode estar contida toda uma constelação, uma gama versificada de idéias. O mito faz parte daquele conjunto de fenômenos cujo sentido é difuso, pouco nítido múltiplo. Serve para significar muitas coisas, representar várias idéias, ser usado em diversos contextos.

PASCAL


Conhecido pela frase: "o coração tem razões que a própria razão desconhece". Pascal nasceu na França em 1623 e faleceu em 1662 . Inventou a máquina aritmética, uma calculadora mecânica, posteriormente torna se religioso e dedica se a fortalecer a fé no cristianismo. Estudou o vácuo , teoria de Torricelli sobre pressão atmosférica. Sobre religião, Pascal afirma: "Se Deus não existe, não se perde nada acreditando nele, mas se ele existe, perde-se muito não acreditando".

domingo, 3 de junho de 2018

KARL MARX

Karl Marx nasceu em 1818 na Alemanha, era descendente de judeus, seu pai se "converteu ao cristianismo" para conseguir manter se empregado e sobreviver. Sua biografia e sua obra podem ser compreendidos a partir do contexto histórico que viveu. A principal obra de Marx é o Capital, em que os conceitos de mais valia, alienação, o fetiche da mercadoria, ideologia, nos propicia entender a concepção materialista da história que é o marco divisor de águas do pensamento filosófico.Ele acreditava que a dialética se dá na luta de classes. Marx morreu em 1883 em Londres. Seu nome está associado à Revolução Russa, comunismo, socialismo e revolução do proletariado.

DIREITOS HUMANOS

Os direitos humanos são em sua essência, direitos que temos pelo simples fato de existir. Durante a história da humanidade esses direitos ...