Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Centro, Brazil

terça-feira, 19 de março de 2013


FELICIDADE NA HISTÓRIA

Diversos pensadores tiveram a preocupação acerca da felicidade. Em diferentes tempos e espaços, isto é, na história, alguns estudiosos defendem a existência de três ideais ou valores que foram ganhando importância ao longo da história nas sociedades ocidentais, e hoje são considerados elementos fundamentais da felicidade individual e coletiva:

AMOR AO PRÓXIMO - com o cristianismo se resgatou o amor cultuado pelos gregos antigos e o tornou um mandamento: amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo. Com mais amor e menos egoismo, as pessoas deveriam se sentir mais felizes.

LIBERDADE - com a corrente filosófica iluminista, durante a Idade Moderna, a liberdade passou a ser a fonte de inspiração da conduta humana. A Liberdade de ser,de  pensar, de crer, de ter e de expressar. Nesta época era impossível pensar em ser feliz sem a liberdade.

BEM COMUM - a  ideia de felicidade como Bem comum já existia desde Platão. A felicidade não deve ser apenas minha, tem de ser de todos.Mas é a partir do iluminismo e da assimilação dos valores cristãos, que esse ideal passou a ser amplamente defendido. Estes princípios estão na Declaração Universal dos Direitos Humanos, afirmação do direito a vida, a liberdade e a busca pela felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIREITOS HUMANOS

Os direitos humanos são em sua essência, direitos que temos pelo simples fato de existir. Durante a história da humanidade esses direitos ...