Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Centro, Brazil

domingo, 11 de dezembro de 2011

DOR E SOFRIMENTO SEGUNDO SCHOPENHAUER

Qual é a causa de toda dor humana?
O excesso de vida, a falta de contrição, a ação sobre a ação e a falta de um pouco de não ação,causam dor e sofrimento. Os homens são como “marionetes conduzidos por fios invisíveis no seu interior”, ou seja, a vontade, que é, o principio da natureza que move o mundo e o homem. O homem está sujeito à força cega e universal da vontade. É um querer irracional e inconsciente, sem ordem nem objetivo, que domina e transforma o mundo num absurdo cruel e doloroso.O homem deve aprender a administrar a vontade individual que se choca com a vontade do mundo. 
A vida é uma queda perpétua em direção à morte em que o prazer é a ausência de dor. Toda realização é um ponto de partida de novos desejos. O não querer ajuda o homem a se livrar dos desejos e a conquistar a liberdade. Negar o querer é ajudar a encontrar a paz imperturbável, pois, a vontade quando se desliga da vida se desliga da dor.A individualidade é fonte de sofrimento, pois nosso querer particular entra em conflito com o querer do mundo, por isso, compartilhar nossa dor e sofrimento é o caminho para a compaixão .

4 comentários:

  1. otima visao com base na filosofia de shopenhauer

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante. Deu vontade de ler e me aprofundar mais.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ponto colocado por vc, gostei mt do blog! pretendo voltar aqui mais vezes.

    ResponderExcluir

DIREITOS HUMANOS

Os direitos humanos são em sua essência, direitos que temos pelo simples fato de existir. Durante a história da humanidade esses direitos ...