Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Centro, Brazil

sábado, 26 de outubro de 2013

Mito dos nascidos da Terra - Platão

Todos vós que estais na cidade sois irmãos,[ ... ] mas ao plasmar-vos, o deus, no momento da geração, em todos os que eram capazes de comandar misturou ouro, e por isso são valiosos. Em todos os que eram auxiliares daqueles misturou prata. Misturou ferr­o e bronze nos agricultores e outros artesãos.
Já que todos vós sois da mesma estirpe, no mais das vezes geraríeis filhos muito semelhantes a vós mesmos, mas, às vezes, do ouro seria gerado um filho de prata e, da prata, um de ouro, e assim com todas as combinações de um metal com outro.
Aos chefes, como exigência primeira e maior, ordenou o deus que de nada mais fossem tão bons guardiões quanto de sua prole, nem nada guardassem com tanto rigor; procurando saber que mistura havia na alma deles e que, se um filho tivesse dentro de si um pouco de bronze ou de ferro, de forma alguma se compadecesse dele, mas que o relegasse, atribuindo-lhe o valor adequado à natureza, ao grupo dos artífices e agricultores. Mas, em compensação, se um deles tivesse em si um pouco de ouro ou prata, reconhecendo-lhe o valor, fizesse que uns ascendessem à função de guardião e outros à de auxiliares, porque havia um oráculo que previa que a cidade pereceria quando um guardião de ferro ou bronze estivesse em função [PLATÃO, 2006, p. 129 [415 a-c].
Assim sendo, os governantes  são aqueles que possuem uma alma racional e já possuem ouro misturado em seu corpo, por isso não desejam mais riquezas para si.

A classe Irascível, ou de prata é responsável pela defesa.

A classe concupiscente ou por ser a geração de ferro é a única que deseja ter riquezas, pois sua necessidade é satisfazer os apetites; é considerada a classe econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIREITOS HUMANOS

Os direitos humanos são em sua essência, direitos que temos pelo simples fato de existir. Durante a história da humanidade esses direitos ...