Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Centro, Brazil

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Platão e a Felicidade


Qual é o segredo da felicidade?

Há quem diga que o segredo da felicidade é a realização plena de todas as faculdades executadas pelos nossos cinco sentidos; o que nos faz sentir seres inacabados e impotentes. Outros afirmam que a felicidade é algo transcendental, que só podemos atingir através da contemplação intelectual.
Vamos refletir sobre Platão e a felicidade.
Ele afirma que a felicidade não vem de fontes materiais, pois tudo o que é captado pelos cinco sentidos é enganoso. Deste modo, a verdadeira felicidade está no Mundo das Ideias, e só podemos atingi-la através do rompimento das "correntes que nos aprisionam na caverna" assim, nos livraremos da falsa ideia de felicidade. Portanto, apenas com a busca do conhecimento e a contemplação do Bem poderemos atingir a verdadeira felicidade. Mas, é doloroso este rompimento, pois ao sair da caverna encontraremos a verdadeira realidade, iluminada pela luz do sol, que poderá nos cegar e impedir definitivamente o exercício de nossas faculdades mentais, e consequentemente impossibilitar a felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIREITOS HUMANOS

Os direitos humanos são em sua essência, direitos que temos pelo simples fato de existir. Durante a história da humanidade esses direitos ...