Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Centro, Brazil

domingo, 12 de junho de 2011

FILOSOFIA POLÍTICA



As formas-de-governo definidas na Antiguidade podem ajudar a pensar a globalização liberal e a democracia representativa contemporânea.
As formas de governo da Antiguidade: Monarquia (governo de um), Aristocracia ( governo de poucos) e Democracia (governo de todos), nos remete à reflexão sobre o principal papel do poder nos dias atuais e como deve ser a aplicação e a distribuição desse poder no mundo globalizado e dominado pela influência imperialista, que é exercida pelos governantes das grandes potências mundiais. Nas atuais democracias liberais, a política foi transformada em disputa de interesses particulares de grandes grupos financeiros, que através da lógica financeira e da economia planejada, constroem valores políticos que são assimilados pela grande massa da população, que é subjugada por uma ideologia massificadora. A história muda, mas, a dominação continua através da ideologia cada vez mais forte, com meios de comunicação que nos deixam desconectados e desinteressados, nos controlando continuamente. O poder que se estabelece hoje, é o poder da vigilância, ou seja, a microfísica do poder, como afirmava Michel Foucault (vigiar e punir) que faz com que o Estado se torne presente em todo espaço ocupado pelo indivíduo.
Na Antiguidade, a ideia de que os melhores deveriam ocupar o poder, nos remete as indagações: Mas quem eram esses melhores? Os mais ricos? Os mais sábios? Os mais honrados? Será que apenas estes seriam capazes de compreender e conduzir os negócios públicos, buscando o bem comum e a submissão de todos à lei, tornando a sociedade mais justa e mantendo a paz e a felicidade de todos? Os conceitos sobre a política mudaram no decorrer da história, mas o objetivo continua o mesmo; o de tornar a cidade mais feliz e mais justa, propiciando a paz e a harmonia entre os cidadãos. O conceito de cidadão hoje tem uma dimensão maior, pois com a globalização não somos apenas cidadãos da Pólis, mas sim cidadãos do mundo. As nossas preocupações a respeito da paz não são mais preocupações com a paz apenas da nossa cidade, mas sim, com a paz mundial. A nossa economia depende da economia mundial, enfim somos "cidadãos planetários". A política hoje é internacional e nossas relações como cidadãos do mundo são também internacionais. Enfim, os conceitos de formas de governo da Antiguidade serviram como moldes para a política atual, devemos extrair as qualidades de cada forma de governo da Antiguidade para transformar o meio em que vivemos. Devemos nos inspirar nos ensinamentos de Sócrates, reconhecendo os políticos através do compromisso com a verdade e não com as aparências, nos ensinamentos de Anaximandro que trata da corrupção, de Platão que fala sobre a cidade ideal e esta cidade degenerada.É importante saber distinguir o que é interesse comum e que é interesse particular. A politica ideal é aquela em que o ser precede o parecer, a verdade está além das aparências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIREITOS HUMANOS

Os direitos humanos são em sua essência, direitos que temos pelo simples fato de existir. Durante a história da humanidade esses direitos ...