Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Centro, Brazil

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Diferenças entre o capitalismo e o socialismo



O QUE É CAPITALISMO?
É o sistema social e econômico baseado no reconhecimento dos direitos do indivíduo, incluindo o direito à propriedade, em que, toda propriedade é privada. A única função do governo nesta sociedade é a tarefa de proteger os direitos do homem, ou seja, a tarefa de protegê-lo de violência.
Em uma sociedade capitalista, todo relacionamento humano é voluntário. Os homens são livres para cooperar ou não, para lidar com o outro ou não, de acordo com seus julgamentos, convicções e interesses.

O QUE É SOCIALISMO?
Socialismo é a denominação genérica de um conjunto de teorias socioeconômicas, ideologias e políticas que postulam a abolição das desigualdades entre as classes sociais. Para caracterizar uma sociedade exclusivamente socialista é necessário que estejam presentes os seguintes elementos: limitação do direito à propriedade privada, controle dos principais recursos econômicos pelos poderes públicos, com a finalidade teórica de promover a igualdade social, política e jurídica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIREITOS HUMANOS

Os direitos humanos são em sua essência, direitos que temos pelo simples fato de existir. Durante a história da humanidade esses direitos ...