Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Centro, Brazil

domingo, 4 de setembro de 2011

A FORMAÇÃO DE CONDUTA MORAL

O Bem e o Mal

O Bem e o Mal estão conjugados dentro de um sistema filosófico que nos faz perceber a dimensão do caráter humano. O homem é o conjunto de consequências das práticas morais, por isso, está ligado a estas duas dimensões: Bem e Mal. Sendo o homem, um ser aberto, um sistema em construção, e uma razão de ser, ou, um vir a ser, que para se adaptar à realidade deve seguir algumas leis que não estão incorporadas no seu eu.
Para que o homem viva em harmonia com a realidade, tanto do ponto de vista interior como do ponto de vista exterior, ele deve seguir os princípios da razão moral, que irão moldar as suas ações. Alguns pensadores sonham com a formação de atitudes moralmente corretas criadas sem a imposição de normas, como se estas já estivessem tacitamente incutidas na alma, mas infelizmente não é assim. Quando o agente não possui este conjunto de regras, ele deve aprender, mesmo que for necessário a punição. A punição faz com que a pessoa se conscientize de que suas ações pessoais implicam em transformações e em consequências para si e para o outro. (Mas a punição nunca deve ser aplicada como vingança).
A prática de uma ação imoral sempre atrai a condenação dos outros, o mal não existe sem a existência do outro e sem a coletividade não moral, para que haja moral, é necessário que as exigências morais criadas através de uma rede se manifestam em atitudes morais.
     O mal é atraente, portanto precisa ser controlado por uma força maior, que funcionará como um "freio dos nossos desejos". Com a aplicação de normas morais, o mal se reverterá em Bem, pois através da prática de regras, as ações morais se transformarão em hábito e estes em virtude que serão incorporadas à alma. Sendo assim é possível estabelecermos contratos em que renuncio a minha vontade em busca da felicidade, consciente de que a vontade do outro é semelhante à minha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIREITOS HUMANOS

Os direitos humanos são em sua essência, direitos que temos pelo simples fato de existir. Durante a história da humanidade esses direitos ...